Não há uma pessoa que não conheça a história do Titanic, mas é claro que não estou falando do romance protagonizado entre Jack e Rose no filme dirigido pelo grande James Cameron, mais sim do naufrágio mais famoso do mundo. E falando sobre o filme, você sabia que o filme custou mais para ser produzido do que o próprio Navio original?

titanic

Talvez um dos maiores fatores por fazer o naufrágio do Titanic ficar tão famoso foi devido a seu tamanho e por seus construtores falarem coisas como “Nem Deus pode afundar”, e não é que ele afundou logo na primeira viajem. Mas o que queremos te contar é uma descoberta que pode mudar a história que conhecemos sobre o naufrágio.

The New York Times naufrágio do titanic

Agora quando se fala sobre o motivo do naufrágio a resposta unânime é um “Iceberg!”, mas descobertas recentes mostram que isso pode estar totalmente errado e que o motivo do naufrágio é outro, e que o Iceberg apenas ajudou a afundar, o motivo real na verdade tem mais haver com imprudência dos construtores e um acidente que aconteceu antes mesmo da viagem…

Qual o verdadeiro motivo do Naufrágio?

Quem publicou a descoberta foi um jornalista irlandês, que investiga há mais de 30 anos o naufrágio do Titanic, e ele encontrou novas e contundentes provas que indicam que o choque com o icebergue não foi o principal responsável pelo naufrágio.

Semanas antes de seguir viagem, o navio foi atingido por um grave incêndio, afirma Senon Molony. As altas temperaturas teriam deixado o aço do casco até 75% menos resistente, o que teria feito com que não resistisse ao impacto com o icebergue. No documentário “Titanic: The New Evidence”, o jornalista afirma que a tragédia deu-se graças à negligência dos donos da embarcação e que esta nunca devia ter ido para o mar.

Titanic afundando

Além disso estudos apontam que houveram alguns outros agravantes como as caldeiras receberem mais carvão do que o necessário.

Este vídeo ilustra melhor do que estamos falando

COMENTÁRIOS